terça-feira, 5 de maio de 2015

Conversa com a arquitecta Filomena do Espírito Santo (Parte 3)

 
" AS NOSSAS ESCOLAS DE ARQUITECTURA TÊM UM PENDOR DE PLANEAMENTO URBANO MUITO «AO DE LEVE»"

    Arq. Filomena Espirito Santo(Foto: J. Alves)

Nesta ultima parte da longa conversa que com a arquitecta Filomena Espirito Santo abordamos o tema "arquitectura popular" cujo conceito ela própria diz que precisa ser investigado. A nossa interlocutora diz algumas  verdades sobre as insuficiências do nosso ensino da arquitectura, sem deixar de falar sobre Vasco Vieira da Costa com quem trabalhou e revela um pouco do seu caracter como pessoa; 
Por: C. Martinho

Noto que revela alguma preocupação em relação ao que chama " arquitectura popular". Seria bom definir o que é a arquitectura popular, para conhecimento dos nossos leitores.
Eu também não sei, não sabemos o que é "Arquitectura Popular", por isso é que estamos a organizar o dossier  do inquérito. É algo complexo do ponto de vista da logística, porque para visitar as Províncias todas do Pais é preciso ter uma logística organizada,  já falamos numa das reuniões que houve aqui com o Senhor Ministro da Administração  do território porque exige contacto com as autoridades tradicionais, é um projecto que gostaríamos de convidar e congregar o máximo de pessoas possíveis para conseguir resultados.

Nota-se, da parte dos arquitectos, a preocupação em ir buscar aquilo que se pode chamar  "arquitectura popular", "arquitectura sem arquitectos" ou tradicional para estudar! Esta arquitectura é feita por pessoas sem formação/licenciaturas. Como se compreender o facto dos arquitectos  formados em escolas irem buscar e estudar aquilo que é produzido por leigos?

 É porque o conhecimento não passa só pelo científico, nós temos também o conhecimento empírico e erudito, portanto esta  arquitectura que é  feita pela população  em função das necessidades e das respostas que são necessárias dar á um determinado problema, e por isso é que resulta. Portanto,  devemos seguir a postura do local pois a população organiza a sua vida de forma a que resulte bem dentro das suas limitações do local e é exatamente a grandeza desta manifestação que nós, as academias vamos buscar e dar outro formato e ajustar às novas tecnologias e tendências.



Casa em adobe e cobertura de capim na Caotinha/Benguela(Fonte: Google) 
 


"Arquitectura sem arquitectos" um comentários...

Nós temos no  Egipto Assan Fathi que é o grande mestre da arquitectura sem arquitectos, tem publicação feita, portanto....

Mas Assan Fathi é uma pessoa com formação específica  em arquitectura, não é verdade?

Mas trabalha muito com a comunidade e nesta área da "arquitectura sem arquitecto", ou seja, ele vai beber e buscar as  referências das pessoas que constroem o seu espaço (e é um grande homem). O que, na realidade,acho que  nós devemos ter como orientação é exactamente isto, bebermos da fonte, e a fonte é quem consegue fazer de acordo com o que tem no local e depois ajustar de acordo com a nossa academia.

Acha que para levar qualidade ao espaço rural temos que transformá-lo em urbano?

 O quê  é  isso de urbano e o quê é rural? Porque na realidade nós estamos numa aldeia...vou contar-te uma historia: Quando estivemos no Dundo, verificamos que há um quadro que é comum em Angola, para quem viaja para o sul ou para o norte, o que é que nós verificamos? Alguma alteração ao nível dos elementos de construção, ou seja, antigamente eu era pequena, meu pai era topógrafo, e com alguma regularidade nós íamos para as zonas rurais e depois metíamo-nos  pelo mato, e as casas eram feitas em pau-pique ou adobe e   tinham cobertura em capim sempre, neste momento nós  verificamos que grande parte das casas já não têm mais cobertura de capim, mas em chapas metálicas e isto já altera um pouco a vida mas mostra que há alguma transformação, e quando perguntamos o que as pessoas diziam e constatamos o seguinte: A solidariedade da aldeia já se está  a perder. Com a tradição a casa era construída pelo utilizador, pelo casal e pelos familiares que ajudavam a ir buscar o capim e  a prepara-lo etc, portanto era um trabalho da comunidade, neste momento com ausência/ défice da solidariedade já fica mais difícil ao casal recém-formado sozinho ir buscar o material, e portanto o mais fácil para evitar algum desconforto da entrada de água, que é o grande problema neste tipo de cobertura, é ir buscar a chapa metálica , porque uma ou duas pessoas conseguem transportar numa carrinha pequena de alguma forma mais facilitada e colocam as chapas, como solução.

Ora bem, o que é que eu quero dizer com isto? Não é pelo facto da casa ter a chapa quese está a tornar a zona urbana , está é haver alguma distorção em todos aquelas componentes da aldeia, agora é preciso atribuir alguma qualidade à própria aldeia, nem sempre é fácil atribuir esta qualidade e mantê-la ainda com alguma característica rural, mas acho que o importante não é dizer  "vamos deixar de injectar qualidade na aldeia para que ela se mantenha rural", porque se o rural é não ter qualidade então nós vamos deixar de ser rural, não é o caso, é  manter todo uma série de posturas da própria aldeia que lhe atribui esta denominação e essa característica, agora é preciso atribuir e injectar mais qualidade. Nós tivemos nas aldeias,  temos um trabalho feito ao nível de projectos e depois será materializada à nível da edificação que é uma amostra de uma aldeia tchokwe que ficará um museu e é preciso perceber como é que em determinada altura nós conseguimos melhorar a qualidade da aldeia mas sem alterar a sua essência, porém  aí é que está o busílis  da  questão, que  acho não se tem conseguido.  Ainda há  dias falei com uma instituição em Malanje que está a fazer vilas rurais ou agrovilas, nós por acaso nos disponibilizamos para fazer algum trabalho, estamos à espera, mas do pouco que temos visto tem sido o transporte do que se faz na cidade para o campo, e portanto isto não resolve, não responde, está desajustado, completamente desenquadrado e porque perdemos a nossa característica e a nossa essência,   é um aspecto que tem servido de reflexão nas escolas, e para quem encomenda e para os próprios governantes.

Estando numa escola de arquitectura, não acha que já era altura de começarmos a pensar na formação em urbanismo só do primeiro ao quinto ano? Como docente qual é a sua opinião?

Eu acho que em arquitectura, se calhar, não concordaria muito com vias completamente independentes, é a mesma coisa como dizer assim: o médico vai diretamente para a psiquiatria. Eu acho que devia haver um tronco comum até ao terceiro ano, e depois aí sim....
 
   
        Filomena do Espirito Santo no Departamento de Arquitectura-UAN(Foto: C. Martinho)

...Muitos arquitectos defendem esta ideia, mas na hora de formar uma equipa multidisciplinar para trabalhar num plano urbanístico temos dificuldades imensas, porque um ou dois anos de urbanismo parecem não ser suficientes.

O curso de arquitectura aqui tem  5 anos, três de tronco comum e depois os outro dois, quem vai para o urbanismo e planeamento, o pendor é só planeamento o outro é só arquitectura...

Mas o resultado disso, o produto que vem das escolas, responde a necessidade de pessoas que estão talhadas para trabalhar a cidade?

Não, não estamos. Os que estão fizeram especialidade fora, pós-graduação. Porque na verdade as nossas escolas(as que eu conheço) estão muito vocacionada para arquitectura, com um pendor para o planeamento mas muito "ao de leve", mas eu acho que é uma necessidade grande, precisamos planificar as nossas cidades de acordo com as nossas necessidades!

 Que dizer da produção de bibliografia  por parte dos arquitectos angolanos?

Isto é que é pior, passa-se mal. A primeira geração de arquitectos devia dar a mão à palmatória, na qual eu me incluo, porque passamos a vida a dizer "vamos publicar"  mas não se publica nada. Na realidade as referências de bibliografias que os nossos alunos têm são do exterior, do ocidente,  acho que cada vez mais nós temos que apostar em escrever e em produzir conhecimento. Não estou a justificar de maneira nenhuma. Realmente temos que começar a faze-lo, nós temos que começar a organizar –nos melhor no sentido de termos isto como um objectivo a atingir, acho que as nossas escolas, particularmente a universidade Agostinho Neto e falo do Departamento de arquitectura, precisa de  contribuir para que isto aconteça rapidamente e para que não fique só ao nível da vontade, mas da materialização também, portanto  passarão uma série de situações que não adianta focar aqui, mas  sabemos que temos que contribuir para que isso possa ser feito.



    Edifício da EDEL um projecto da arquitecta Ana Torres(Foto: Arquitectura moderna ignorada/Google)
 

Com que arquitectos é que se identifica?

Ao nível local, sem dúvidas  que vou me identificar com as referências daqui da praça e começo logo com Vasco Viera da Costa,  enquanto  produtor de arquitectura e mestre, e eu  pessoalmente trabalhei com ele(mas foi coisa pouca),  quando entramos para universidade, depois que  passamos para o segundo ano entrei como monitora e havia um gabinete de estudos e projectos onde resultou o projecto deste pavilhão(departamento de arquitectura), e trabalhávamos com  o arquitecto Viera da Costa que era o coordenador do GEP. O arq. Vieira da Costa era uma pessoa muito recolhida, se calhar um bocado tímida, era muito fechado em si, portanto  não apresentava muitas situações de manifestações de euforia.

Edifício do LEA(Laboratório de Engenharia de Angola), obra de Vasco Vieira da Costa
 
Ainda em Angola há  uma arquitecta que merece uma consideração extrema porque é uma seguidora de Vasco Vieira da Costa  que é a arquitecta Ana Torres, projectou o edifício da EDEL , e depois temos outros, como  habitação e outras amostras de arquitectura que serviram sempre de referência também.

Há um arquitecto do Brasil que eu gosto e que me serve de referência sob o ponto de vista da abordagem do que é fazer arquitectura, que eu chamo "boa arquitectura" porque é adaptada ao clima, à geografia, dá resposta às necessidades e às exigências que é o arquitecto João Figueiras Lima(Lelé). Há  dois exemplos que eu sempre indico para os alunos quando eles começam a fazer um trabalho, um que é a estação ambiental numa zona do Brasil, e outra que são dos hospitais que me servem de referência e que realmente são uma amostra do que é fazer arquitectura, que é responder às necessidades a que nos propusemos. Há outras referências internacionais mas estes marcam-me porque consigo tirar boas referencias e beber para aplicar na minha produção, para resultar bem.

 Obra do arquitecto brasileiro Lelé







                                                                         

Há uma crítica à primeira geração de que a senhora é uma excepção. Diz-se que a maior parte dos arquitectos desta geração foi para academia ou outras áreas mas não trabalham em projectos.

Trabalham sim. Da nossa turma saíram  arquitectos brilhantes, o arquitecto Carlos Costa é tipo um Viera da Costa, onde ele está ninguém se apercebe, porque ele é uma pessoa muito tranquila, não dá nas vistas, mas é um bom arquitecto. O arquitecto Augusto dos santos, também trabalha na profissão em projectos, ele é uma pessoa privada e muito restrita. Eu acho que às  vezes também  o que acontece é que há pessoas que aparecem e não se faz nada,  quando os outros estão a fazer uma grande produção mas que fica muito resguardada. A propósito desta sua pergunta acho que vou lançar um  repto aos colegas da primeira geração, para fazermos uma exposição e uma publicação do que já produzimos. 
Mas esta questão da produção depende também um pouco do engajamento e das ligações, estou a dizer isto porque qualquer alteração que haja num Ministério ou num Governo nós enviamos cartas a dizer assim: "estamos aqui, temos disponibilidade de trabalho, depois depende de vocês". Há concursos nós enviamos , mais mesmo assim o contacto de outra parte e a resposta é quase nula porque todo sistema de entrega de encomenda é feita de uma forma algo distorcida e portanto, às vezes surgem  

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